
há tantas coisas a escrever mas como início vou escrever uma leve impressão dos filmes que assisti ultimamente e não postei nada a respeito.
a começar pelo estranhíssimo-psicótico novo filme do david lynch.
sob o título de inland empire, traduzido como "o império dos sonhos", o filme aparente sem pé nem cabeça é aquela coisa bem david lynch, v. acha uma bosta porque não entende nada, mas daí tem hora que v. acha que entendeu alguma coisa, até que aparece uma cena que fode com toda sua lógica. em suma, tem partes que dá pra entender... além disso é um filme bem longo, sem lógica e aterrorizante.
depois disso dois excelentes filmes no mesmo dia: la faute à fidel e das leben der anderen.o primeiro é um filme francês sob o título de a culpa é de fidel, no estilo de perspectiva de um protagonista infantil vivendo um período político conturbado, como em o ano em que meus pais saíram de férias e machuca, muito sensível e valores bem conflitantes, tanto políticos quanto religiosos, morais, sociais, etc.
o outro é o tão bem dito
a vida dos outros, filme alemão sobre a época da transição da república democrática alemã à unificação das alemanhas. filmes alemães que retratam esta época é sempre sensível, com uma crítica ao antigo estilo de vida do lado "comunista". excelente. ambos os filmes apresentaram uma trilha sonora fantástica.O Machuca, eu vi somente num dia desses...
um filme sobre o chile. conflitos infinitos da perspectiva infantil. ser criança não é fácil. é
muita responsabilidade que a pessoa tem porque como já dizia o tio ben: "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" e toda crinça é superpoderosa. principalmente na criatividade e imaginação.mais responsável e conturbada deve ser a vida de uma criança que viva um momento histórico de conturbação social e política. principalmente quando a conturbação política é por fatores militares.
Um outro filme que assisti foi o amor nos tempos de cólera, sob o título original de love in the time of cholera. uma booosta! eu queria meu dinheiro de volta,
mas a sétima arte tem dessas né. o filme é baseado no romance do escritor colombiano gabriel garcia marques, só que foi dirigido por um não latino e interpretado com atores idem. falado em inglês e interpretações nem tão boas, além duma maquiagem de envelhecimento pior do que quando eu fui de fã do gene simons na festa a fantasia. o diretor no mínimo tem total desconhecimento da obra, da cultura e do idioma original. o título em inglês tira totalmente o sentido do título original... tão impactante quanto amor em tempos de câncer. pois que eu saiba cholera é apenas a doença cólera, não a antítese do amor, me corrijam se eu estiver errado.como eu li numa resenha por aí o gabriel garcia marques só não está rolando no caixão porque não está morto, mas que ele adoraria estar se ele vir tal filme.
amores perros, o filme que inicia a trilogia composta por 21 gramas e babel também foi assistido por mim. não lembrava das cenas do filme, é trágico como o resto da trilogia. e é um filme que gostaria de ter como os outros dois do iñarrítu. vale muito a pena assistí-lo. é sobre amor cachorro, mas traduzido no brasil como amores brutos.para finalizar, assisti também a dois filmes nacionais: jogo de cena e meu nome não é johnny.
ambos são excelentes, o primeiro é meio um documentário, no estilo entrevista, daí entram
atores que encenam o que as pessoas fizeram, e daí os mesmos começam a falar de impressões, medos, sonhos, ego... até que v. não distingue mais o que é o que. de quem é aquele sentimento que tá sendo expressado, se é de uma pessoa na qual o ator se baseou ou se é dele mesmo, ou se é do que o diretor quis passar. isso quando v. não distingue o que é ator e o que é uma pessoa que não está encenando... é um jogo de cena, como propõe o nome do filme.o segundo é um filme bem humorado, baseado na trágica vida de um traficante.
a tragédia faz parte da vida. pelo menos é o que os gregos acreditavam.
"o verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olha inteligente sobre nós mesmos"

Nenhum comentário:
Postar um comentário