18.6.07

uma esmola, por favor.

v. dá esmola para pedinte? v. dá um trocado para bixos que fazem pedágio para que eles possam fazer uma cervejada? v. ajuda instituições de caridade achando que vai fazer deste um mundo melhor?

isso é uma crise de valor.

tudo começa com uma volta pela paulicéia...
alguém sempre te pára e pede um trocado.
um trocado pra olhar teu carro, pra engraxar o sapato, pra poder comer a única refeição que teria no dia, isso lá pelas nove horas da noite...
é mais correto ignorar, dizendo que não tem trocado, mesmo que isso seja uma mentira? ou é melhor dar uns 50 centavos que nem vão fazer diferença e 'sustentar' esse mecanismo social de piedade e dar esmolas?
eu não dou esmolas. mas, e daí? eu não mudo nada também... tudo continua como está, exceto pela agressão que sofremos a cada pedido de esmolas... isso pode mudar a vida de uma pessoa.
não dou esmolas. é imprescindível a ineficácia de políticas assistencialistas. mas qual a solução?

se eu soubesse certamente não estaria escrevendo sobre isso.

me dá uma solução. quero salvar o mundo.


Um comentário:

ligia disse...

eu não sei e queria mto saber...
as vezes, eu dou... não sei se faço bem ou mal... nunca soube... voltar a viver aqui fez com que eu tivesse mto mais contato com isso do que eu tive nos últimos anos... algumas delas, vc tava comigo... é difícil descrever a maneira como isso me afeta, umas vezes mais do que outras... queria poder ter uma resposta, mas eu tb tô procurando...